O céu não é o limite

“De onde viemos? Aonde vamos? Viajemos e compreendamos nosso destino (…) Na era dos computadores, temos mais idéias e sonhos. Agora estamos diante do desafio do amanhã. Com o aumento do conhecimento e da tecnologia, nós mudamos nossas vidas e nossos mundos.
Dos confins do espaço às profundezas do mar, nós construímos numa vasta rede eletrônica (…)”

Pierre Badin, teórico

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Circuito de Controle dos LEDs





E ae gente, tranquilos?

Hoje falarei sobre o circuito de controle dos LEDs.

Fiz um esquema bem básico, apenas com o Arduino (que será a plataforma de computador físico para o desenvolvimento desse experimento) e a protoboard para controle dos LEDs. A placa conta com 3 transistores, que serão acionados pelo Arduino. Creio eu que será possível dimerizar os LEDs pelos transistores, por isso conectei as portas de PWM do arduino ao gate de cada transistor.

Usarei o Arduino devido à facilidade em programar e conectar os componentes.

Neste experimento, seria necessário a implementação de um termômetro digital para verificar se a quantidade de graus-dia é viável para a realização do experimento. Porém, neste primeiro momento não o usuarei.

Segue a imagem do esquema na protoboard. (O programa usado para este esboço foi o Fritzing, e pode ser baixado gratuitamente aqui : http://fritzing.org/download/ )

Esboço na Protoboard

Só algumas considerações:

  • No esboço, usei a mesma quantidade de LEDs a ser usada no projeto final: 10 vermelhos e 5 azuis, exatamente na sequência (1 fileira de LEDs vermelhos, 1 fileira de LEDs azuis e por fim, 1 fileira de LEDs vermelhos)
  • Não puxei a energia (pinos 5V e GND) direto da placa Arduino pois como a corrente total será da ordem de 300mA para garantir o brilho máximo, o Arduino a limitaria em no máximo 40mA, prejudicando o fim do projeto. Nesse caso, usei um conjunto de duas pilhas em série para fornecer 3V. Porém, usando reguladores de tensão e/ou resistores, podemos usar até fontes externas. No experimento real, usarei uma fonte de computador ATX (pino de +5V e GND)
  • Veja que os pinos que acionam os transistores são os 9,10 e 11 da placa Arduino. Fiz isso porque quero testar o recurso PWM para dimerizar os LEDs.
Segue agora o esquemático elétrico :


Esquemático elétrico
Pronto. Observando o esquemático elétrico fica mais fácil caso alguém queira reproduzir o circuito.

No próximo post falarei sobre a programação simplificada deste experimento usando o Arduino.

Até mais!


Um comentário:

  1. Não consegui ampliar as fotos desta vez como fiz no post anterior. Quem souber como fazer isso no blog, diga aqui, que eu dou uma arrumada!

    ResponderExcluir